Expectativas e Desejos vs. Realidade

Expectativas e Desejos vs. Realidade

Olha, um novo trailer da Kunos!

Caramba, chuva, transição de noite e dia! Um novo jogo do Assetto Corsa! Sistema de Ranking e Matchmaking para o Multiplayer, ah… é só de gt3 – meh.

Bom pessoal, com o anúncio de Assetto Corsa Competizione veio uma ótima oportunidade para falar um pouco sobre expectativas e desejos que nós temos sobre novos jogos versus a realidade. Isso serveria para qualquer jogo, mas o foco e os exemplos serão sobre o novo título da Kunos.

Todos nós queremos o jogo perfeito. Tenho certeza que cada um de vocês já montou mentalmente um Frankenstein de simuladores. “se fosse com a física do Assetto Corsa, o Online do iRacing e os gráficos de Project Cars, seria o jogo ideal” – algo nessa linha.

Na realidade sabemos que não é bem assim que funciona. Para uma sequência do Assetto Corsa, a lista de desejos era bem óbvia (e na verdade a lista é quase sempre a mesma para todos os jogos hoje em dia). Queremos clima dinâmico e queremos transição de dia/noite. – Isso nunca viria para o Assetto Corsa “ponto”. A engine do jogo simplesmente não comporta esse tipo de recurso. E pode perguntar para qualquer pessoa no ramo de desenvolvimento de jogos, trocar de engine depois que o jogo já está pronto simplesmente não rola.

Mas o que é essa tal de Engine que todo mundo fala por aí?

De uma maneira bem simplificada, imagine que a Engine do jogo é o sistema operacional do mesmo. Ela que governa as capacidades e recursos gráficos, como é feita a renderização dos objetos na tela e muito mais. Suponha que a Engine do Assetto Corsa é o sistema operacional Android. Sabemos que não da para um celular com android possuir a assistente pessoal da apple, Siri. Simplesmente não é compatível, certo? É mais ou menos a mesma comparação com a chuva e a Engine do Assetto Corsa.

A solução da Kunos foi genial. Ao invés de investir recursos financeiros e de pessoas para desenvolver uma nova Engine capaz de reproduzir chuva, eles optaram por utilizar uma já existente.

 

Olá, Unreal Engine 4!

Arrisco a dizer que a Unreal Engine hoje, é a Engine mais versátil e completa no mercado. Além de ser uma das mais fáceis de se trabalhar (segundo o que leio em artigos, afinal não sou desenvolvedor e não saberia afirmar por experiência própria). Jogos como Gears of War 4, Dragon Ball FighterZ, Tekken 7, Ark Survival Evolved, PUBG, entre vários outros utilizam a Unreal.

Maravilha!

A outra parte e a parte mais difícil de se lidar é com a expectativa dos fãs (nós). Desde quarta-feira (21/02/2018) quando foi anunciado esse novo simulador eu já vi muita gente com sonhos e antecipando coisas que não passam de sonhos (mas nunca se sabe né? Vai que o mundo vira de cabeça para baixo e eu mordo a minha lingua).

Coisas que não vão acontecer :

  • Desconto para quem já possui Assetto Corsa desde o lançamento em Early Access. – Por que deveria?
  • Mods do Assetto Corsa serem compatíveis com Assetto Corsa Competizione – Seria lindo, eu sei. Mas não é tão simples assim. Com uma nova Engine (absurdamente mais completa na parte gráfica, principalmente na maneira como a luz e reflexos são renderizados) nem o conteúdo original do Assetto Corsa iria funcionar automáticamente no novo jogo. Além de uma estrutura de pastas e arquivos completamente nova (eu imagino), fazem com que mods já existentes fiquem de fora da garagem do novo game.
  • Suporte para mods. – Esse será o jogo oficial da Blancpain. Historicamente jogos atrelados a uma categoria oficial são um pouco mais fechados em relação a mods. Isso não quer dizer necessariamente que mods não irão existir. Olhem para o Automobilista por exemplo. A Reiza não oferece suporte à mods, não existe um tópico oficial no forum sobre mods. Mas todos nós sabemos que mods são bem possíveis no AMS não é mesmo?
  • Crossplay entre PC, PS4 e Xbox one. – Muito mais pela dificuldade de conseguir um acordo entre Microsoft e Sony do que dificuldade técnica. Já existem vários jogos que jogadores de pc e de console competem em condições iguais (Forza 7, Rocket League, etc…).

 

O que já sabemos e o que podemos esperar a partir disso ?

Sendo o jogo oficial da Blancpain, podemos ter certeza que TODOS os modelos GT3 que vão competir em 2018, estarão presentes no simulador. O mesmo pode se dizer das pistas. O lado ruim disso é que o conteúdo do jogo pode ser bem mais limitado do que o próprio Assetto Corsa.

Não sei como foi esse acordo e qual a duração desse contrato, mas no futuro é até possível que pacotes de DLC sejam lançados para incrementar um pouco o departamento de conteúdo do jogo.

Regras e formato das corridas replicando a categoria real. Corridas de longa duração, corridas Sprint e tudo  que a gt3 oferece será recriado no jogo, pitstops animados e tudo mais. Só espero ter a opção de correr as 24 horas de Spa em menos tempo.

Sistema de Matchmaking e Ranking para o modo Online. Viva! Parece que finalmente todo mundo percebeu que uma das melhores coisas presentes no iRacing é justamente o sistema de carteiras. Assim em corridas online você só irá dividir o grid com pessoas que correm como você (na teoria era pra ser assim).

 

Nesse momento o que eu mais quero é uma interface bonita, simples e intuitiva. Na parte da física já sabemos que a Kunos arrepia. Me deixa um pouco desanimado ver que teremos mais um jogo com os gt3. Sinto essa categoria bem saturada nos simuladores. Mesmo assim estou ancioso para ver o resultado dessa parceria.

Assetto Corsa Competizione estará disponível no programa Early Access na Steam no meio do ano.

Facebook Comments

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?