TEMPORADA 1 – REGULAMENTO CAMPEONATO LE MANS ULTIMATE  SIMULADORES BRASIL 

Importante: Todos os pilotos interessados em ingressar nos campeonatos deverão ler o regulamento completo. A inscrição implica em concordância com os termos. 

INSCRIÇÃO E GRUPOS 

  • Todos os participantes do campeonato deverão estar com assinaturas ativas nos planos Challenge ou Trackday, ou terem adquirido o Voucher do campeonato

CRONOGRAMA GERAL DAS ETAPAS 

Terças-feiras: 

  • Treino livre: 20:20 (40 Minutos ) 
  • Qualificação: 21:00h (10 min) 
  • Corrida: 21:10h 

Datas e Pistas: 

  • 20/05 – Bahrain – 100 minutos 
  • 11/06 – Le Mans – 3 horas 
  • 15/07 – Sebring – 100 minutos 
  • 12/08 – Imola – 100 minutos 
  • 09/09 – Interlagos – 100 minutos 
  • 14/10 – Monza – 100 minutos 
  • 11/11 – Spa – 3 horas 

Horário da pista: variável conforme etapa (informado uma semana antes)  

CATEGORIAS E CARROS 

  • Hypercars e GT3 
  • Escolha do carro somente será efetivada após a verificação do pagamento 
  • Cada piloto poderá escolher apenas um carro e deverá concluir o campeonato com ele 
  • Corrida com carro diferente implicará em desclassificação da etapa 

CONFIGURAÇÕES DO LOBBY 

  • Setup: Aberto 
  • Pneus disponíveis: Duro, Médio, Macio e Chuva 
  • Desgaste de pneus: 2x 
  • Única ajuda permitida: embreagem automática 
  • Tipo de largada: Movimento curta 
  • Câmera: interna obrigatória 
  • Linha de condução: desabilitada 
  • Câmbio: manual 
  • ABS/Controle de tração: conforme permitido pelo carro 

REGRAS GERAIS 

  • Um descarte por piloto 
  • É proibido dar ESC na última volta — sujeito à desclassificação 
  • Presença obrigatória no Discord durante toda corrida 

REINÍCIO E QUEDAS 

  • Corrida será interrompida caso servidores da desenvolvedora do Le Mans Ultimate caia sem possibilidade de retorno  
  • Se mais de 50% da prova foi completada, a pontuação será completa, caso contrário será verificada a porcentagem da corrida e será dado os pontos. 
  • Queda de conexão será considerada abandono, a não ser que o piloto consiga retornar ao servidor 

CORRIDAS ESPECIAIS  

  • Serão realizadas nas pistas de Le Mans e SPA  
  • Terão a duração de 3 horas de corrida  
  • Será aberta as vagas remanescentes que a pista possuir para pilotos de fora do campeonato  
  • Pilotos do campeonato terão pontos somados ao campeonato conforme a posição que chegarem a corrida na classificação geral  
  • Pilotos que não participam do campeonato não terão pontuação adicionada ao campeonato disputarão exclusivamente os troféus  
  • Pilotos que participam do campeonato caso vençam ganharão troféu da corrida especial  

LAG 

  • Lag excessivo: piloto deverá abandonar a corrida, sob risco de punição 

PREMIAÇÃO 

  • Troféus para os 3 primeiros colocados nas categorias Hypercar e GT3 
  • Corridas especiais com premiação adicional para os vencedores ( Primeiro colocado das categorias Hypercars e GT3 
  • Troféus pagos pela Simuladores Brasil, frete por conta dos ganhadores 

PONTUAÇÃO 

1 – 50, 2 – 40, 3 – 35, 4 – 32, 5 – 30, 6 – 28, 7 – 26, 8 – 24, 9 – 22, 10 – 21, 11 – 20, 12 – 19, 13 – 18, 14 – 17, 15 – 16, 16 – 15, 17 – 14, 18 – 13, 19 – 12, 20 – 11, 21 – 10, 22 – 9, 23 – 8, 24 – 7, 25 – 6, 26 – 5, 27 – 4, 28 – 3, 29 – 2, 30 – 1 

  • Pontos extras: Pole Position = 3 pontos 
  • Resultado do campeonato: somatória total após análise dos protestos 
  • Critérios de desempate: número de vitórias, depois segundos lugares, terceiros e assim por diante, até considerar número de poles. Persistindo o empate, menor número de pontos perdidos por protestos será critério final. 

PROTESTOS E DEFESAS 

  • Devem ser abertos no Avleagues em até 24h após a corrida 
  • Vídeo curto (máx. 15s) com dois ângulos (interno e externo) 
  • Não serão aceitos vídeos via WhatsApp 
  • Defesa deve ser enviada via sistema do Avleagues também com 2 ângulos 

CONDUTA E PENALIZAÇÕES 

  • Ver documento original para penalizações LEVE, MÉDIA, GRAVE e GRAVÍSSIMA 
  • Conduta antidesportiva grave: poderá resultar em exclusão do campeonato 
  • Colisão na primeira volta: piloto não participa da qualificação da próxima etapa 
  • Retardatários devem facilitar a ultrapassagem 

INCIDENTES  

Único local onde deve ser mencionados incidentes é no protesto no avleagues  

PROIBIDO: 

Grupos da Simuladores Brasil whatsapp, Redes sociais, Lobby do simulador, no chat da transmissão da Simuladores Brasil ou entrevistas; Lives de pilotos participantes do campeonato. 

Piloto que infringir será punido conforme decisão dos comissários  

PENALIZAÇÕES 

1.0 – PENALIZAÇÃO LEVE [menos 2 pontos ou advertência (para as faltas consideradas leves e cuja ocorrência tenha sido a primeira)] 
1.1 – Usar chat em Modo Espectador na classificação e/ou corrida. 
1.1.1 – Uso de chat durante a classificação e/ou corrida. 
1.2 – Retornar à pista atrapalhando outro, sem prejuízo. 
1.3 – Atalhar ou alargar trajetória, fora das linhas laterais*. 
Obs.1: Anotadas mais que 5 faltas no item 1.4 causarão a DSQ do piloto na prova. 
Obs.2: Em disputa de posição, o piloto que atalhar ou alargar não poderá defender posição 
ou fazer ultrapassagem até a próxima reta. 
1.5 – Ultrapassagem dentro dos boxes. 

2.0 – PENALIZAÇÃO MÉDIA [PARA PILOTOS QUE CHEGARAM AO TOP 10 – 40% DOS PONTOS DA ETAPA, PILOTOS FORA DO TOP 10 MENOS 20 PONTOS ] 
2.1 – Direção perigosa, com prejuízo para o oponente. 
2.2 – Retornar à pista atrapalhando outro, desequilibrando-o. 
2,3 – Sair do boxe sem respeitar a linha de saída do pit sem dar prioridade a quem vem na pista. 
2.4 – Bater em outro adversário por trás. 
2.5 – Mudar de direção mais de uma vez por reta, à frente de colega, de forma perigosa. 
2.5.1 – Mudar de direção estando ao lado de oponente causando acidente ou perda de 
posição 
2.6 – Não deixar espaço para o colega na pista, em disputa, causando acidente sem perda de 
posição. 
2.7 – Dividir curva espalhando em oponente causando acidente 

3.0 – PENALIZAÇÃO GRAVE [PARA PILOTOS QUE CHEGARAM AO TOP 10 – 80% DOS PONTOS DA ETAPA, PARA PILOTOS QUE NÃO CHEGARAM AO TOP 10 – 30 PONTOS OU Sem qualy na prova seguinte] 
3.1 – Retornar à pista causando acidente de outro, com perda de posição ou avarias 
temporárias. 
3.2 – Não deixar espaço para o colega na pista, em disputa, causando acidente com perda de 
posição ou avarias temporárias. 
3.2.1 – Inclui-se nesta regra, a ultrapassagem indevida em entrada de curva, estando no 
momento da frenagem com a sua roda dianteira ainda atrás da linha média da lateral do 
carro do piloto a ser ultrapassado. 
3.3 – Dividir curva espalhando em oponente causando acidente, com perda de posição ou 
avarias temporárias. 
Obs.: Mesma observação do item 3.2.1. 
3.4 – Incidentes ocorridos na primeira volta são considerados graves. 

4.0 – PENALIZAÇÃO GRAVÍSSIMA [Desclassificação da etapa ou não participa da etapa 
seguinte ou pagará um Stop and Go na primeira volta] 
4.1 – Andar no sentido contrário da pista. 
4.2 – Conduta antidesportiva, a critério do Diretor de Prova e da Admin. 
4.3 – Discutir incidentes nas redes sociais(face, youtube, whats, etc…), no chat do jogo ou 
qualquer outro lugar que não seja o determinado pela organização. 
4.4 – Sair dos boxes com sinal vermelho. 
4.5 – Não seguir determinações da organização do campeonato dadas no briefing. 
4.6 – Retornar à pista causando acidente sem possibilidade de retorno do outro. 
4.7 – Não deixar espaço para o colega na pista, em disputa, causando acidente sem 
possibilidade de retorno do outro. 
4.8 – Dividir curva espalhando em oponente causando acidente sem possibilidade de retorno 
do outro. 
Obs: Mesma observação do item 3.2.1. 
4.9 – Reincidência de penalização gravíssima no campeonato o piloto está excluído da 
competição. 

Conduta antidesportiva ( Manobra premeditada com intuito de tirar concorrente da corrida ) 

Piloto poderá ser banido e ter sua assinatura cancelada do Simuladores Brasil Clube.  

CASO OCORRA ALGUM INCIDENTE QUE NÃO ESTEJA PREVISTO NAS PUNIÇÕES ACIMA FICARÁ A CRITÉRIO DOS COMISSÁRIOS A PUNIÇÃO 

BS 1 – O(s) piloto(s) retardatário deverá ceder ultrapassagem facilitando a mesma, qualquer tipo de briga pela posição será considerado como conduta antiesportiva. 

 OBS 2 – Todos os pilotos durante a aplicação da bandeira amarela, deverão REDOBRAR a ATENÇÃO para com carros parados na pista, uma colisão com algum veículo parado na pista sobre bandeira amarela, poderá ser considerado imprudência do piloto mais rápido. 

DIREITOS DE IMAGEM E SOM 

  • Todas as corridas poderão ser transmitidas ao vivo ou gravadas 
  • Ao se inscrever, o piloto concorda com o uso de sua imagem/vídeo para divulgação 
  • Transmissão HD garantida em todas as etapas, salvo problemas técnicos 

LE MANS ULTIMATE ACESSO ANTECIPADO  

O Simulador está em desenvolvimento e caso futuros updates alterem alguma característica que impacte o formato do campeonato este regulamento poderá sofrer alterações 

Em caso de bugs é de exclusiva responsabilidade da desenvolvedora e a organização do campeonato poderá adotar medidas para se adequar trazendo menor impacto possível para os participantes do campeonato e corrida especial.  

Facebook Comments
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?