Importante: Todos os pilotos interessados em ingressar nos campeonatos deverão ler o regulamento completo. A inscrição implica em concordância com os termos.
INSCRIÇÃO E GRUPOS
- Todos os participantes do campeonato deverão estar com assinaturas ativas nos planos Challenge ou Trackday, ou terem adquirido o Voucher do campeonato.
- Voucher PIX R$ 95,00 — Chave PIX: revistasimuladoresbrasil@gmail.com (favor enviar comprovante ao JC).
- Associação: simuladoresbrasil.com.br/clube
CRONOGRAMA GERAL DAS ETAPAS
Terças-feiras:
- Treino livre: 20:20 (40 Minutos )
- Qualificação: 21:00h (10 min)
- Corrida: 21:10h
Datas e Pistas:
- 20/05 – Bahrain – 100 minutos
- 11/06 – Le Mans – 3 horas
- 15/07 – Sebring – 100 minutos
- 12/08 – Imola – 100 minutos
- 09/09 – Interlagos – 100 minutos
- 14/10 – Monza – 100 minutos
- 11/11 – Spa – 3 horas
Horário da pista: variável conforme etapa (informado uma semana antes)
CATEGORIAS E CARROS
- Hypercars e GT3
- Escolha do carro somente será efetivada após a verificação do pagamento
- Cada piloto poderá escolher apenas um carro e deverá concluir o campeonato com ele
- Corrida com carro diferente implicará em desclassificação da etapa
CONFIGURAÇÕES DO LOBBY
- Setup: Aberto
- Pneus disponíveis: Duro, Médio, Macio e Chuva
- Desgaste de pneus: 2x
- Única ajuda permitida: embreagem automática
- Tipo de largada: Movimento curta
- Câmera: interna obrigatória
- Linha de condução: desabilitada
- Câmbio: manual
- ABS/Controle de tração: conforme permitido pelo carro
REGRAS GERAIS
- Um descarte por piloto
- É proibido dar ESC na última volta — sujeito à desclassificação
- Presença obrigatória no Discord durante toda corrida
REINÍCIO E QUEDAS
- Corrida será interrompida caso servidores da desenvolvedora do Le Mans Ultimate caia sem possibilidade de retorno
- Se mais de 50% da prova foi completada, a pontuação será completa, caso contrário será verificada a porcentagem da corrida e será dado os pontos.
- Queda de conexão será considerada abandono, a não ser que o piloto consiga retornar ao servidor
CORRIDAS ESPECIAIS
- Serão realizadas nas pistas de Le Mans e SPA
- Terão a duração de 3 horas de corrida
- Será aberta as vagas remanescentes que a pista possuir para pilotos de fora do campeonato
- Pilotos do campeonato terão pontos somados ao campeonato conforme a posição que chegarem a corrida na classificação geral
- Pilotos que não participam do campeonato não terão pontuação adicionada ao campeonato disputarão exclusivamente os troféus
- Pilotos que participam do campeonato caso vençam ganharão troféu da corrida especial
LAG
- Lag excessivo: piloto deverá abandonar a corrida, sob risco de punição
PREMIAÇÃO
- Troféus para os 3 primeiros colocados nas categorias Hypercar e GT3
- Corridas especiais com premiação adicional para os vencedores ( Primeiro colocado das categorias Hypercars e GT3
- Troféus pagos pela Simuladores Brasil, frete por conta dos ganhadores
PONTUAÇÃO
1 – 50, 2 – 40, 3 – 35, 4 – 32, 5 – 30, 6 – 28, 7 – 26, 8 – 24, 9 – 22, 10 – 21, 11 – 20, 12 – 19, 13 – 18, 14 – 17, 15 – 16, 16 – 15, 17 – 14, 18 – 13, 19 – 12, 20 – 11, 21 – 10, 22 – 9, 23 – 8, 24 – 7, 25 – 6, 26 – 5, 27 – 4, 28 – 3, 29 – 2, 30 – 1
- Pontos extras: Pole Position = 3 pontos
- Resultado do campeonato: somatória total após análise dos protestos
- Critérios de desempate: número de vitórias, depois segundos lugares, terceiros e assim por diante, até considerar número de poles. Persistindo o empate, menor número de pontos perdidos por protestos será critério final.
PROTESTOS E DEFESAS
- Devem ser abertos no Avleagues em até 24h após a corrida
- Vídeo curto (máx. 15s) com dois ângulos (interno e externo)
- Não serão aceitos vídeos via WhatsApp
- Defesa deve ser enviada via sistema do Avleagues também com 2 ângulos
CONDUTA E PENALIZAÇÕES
- Ver documento original para penalizações LEVE, MÉDIA, GRAVE e GRAVÍSSIMA
- Conduta antidesportiva grave: poderá resultar em exclusão do campeonato
- Colisão na primeira volta: piloto não participa da qualificação da próxima etapa
- Retardatários devem facilitar a ultrapassagem
INCIDENTES
Único local onde deve ser mencionados incidentes é no protesto no avleagues
PROIBIDO:
Grupos da Simuladores Brasil whatsapp, Redes sociais, Lobby do simulador, no chat da transmissão da Simuladores Brasil ou entrevistas; Lives de pilotos participantes do campeonato.
Piloto que infringir será punido conforme decisão dos comissários
PENALIZAÇÕES
1.0 – PENALIZAÇÃO LEVE [menos 2 pontos ou advertência (para as faltas consideradas leves e cuja ocorrência tenha sido a primeira)]
1.1 – Usar chat em Modo Espectador na classificação e/ou corrida.
1.1.1 – Uso de chat durante a classificação e/ou corrida.
1.2 – Retornar à pista atrapalhando outro, sem prejuízo.
1.3 – Atalhar ou alargar trajetória, fora das linhas laterais*.
Obs.1: Anotadas mais que 5 faltas no item 1.4 causarão a DSQ do piloto na prova.
Obs.2: Em disputa de posição, o piloto que atalhar ou alargar não poderá defender posição
ou fazer ultrapassagem até a próxima reta.
1.5 – Ultrapassagem dentro dos boxes.
2.0 – PENALIZAÇÃO MÉDIA [PARA PILOTOS QUE CHEGARAM AO TOP 10 – 40% DOS PONTOS DA ETAPA, PILOTOS FORA DO TOP 10 MENOS 20 PONTOS ]
2.1 – Direção perigosa, com prejuízo para o oponente.
2.2 – Retornar à pista atrapalhando outro, desequilibrando-o.
2,3 – Sair do boxe sem respeitar a linha de saída do pit sem dar prioridade a quem vem na pista.
2.4 – Bater em outro adversário por trás.
2.5 – Mudar de direção mais de uma vez por reta, à frente de colega, de forma perigosa.
2.5.1 – Mudar de direção estando ao lado de oponente causando acidente ou perda de
posição
2.6 – Não deixar espaço para o colega na pista, em disputa, causando acidente sem perda de
posição.
2.7 – Dividir curva espalhando em oponente causando acidente
3.0 – PENALIZAÇÃO GRAVE [PARA PILOTOS QUE CHEGARAM AO TOP 10 – 80% DOS PONTOS DA ETAPA, PARA PILOTOS QUE NÃO CHEGARAM AO TOP 10 – 30 PONTOS OU Sem qualy na prova seguinte]
3.1 – Retornar à pista causando acidente de outro, com perda de posição ou avarias
temporárias.
3.2 – Não deixar espaço para o colega na pista, em disputa, causando acidente com perda de
posição ou avarias temporárias.
3.2.1 – Inclui-se nesta regra, a ultrapassagem indevida em entrada de curva, estando no
momento da frenagem com a sua roda dianteira ainda atrás da linha média da lateral do
carro do piloto a ser ultrapassado.
3.3 – Dividir curva espalhando em oponente causando acidente, com perda de posição ou
avarias temporárias.
Obs.: Mesma observação do item 3.2.1.
3.4 – Incidentes ocorridos na primeira volta são considerados graves.
4.0 – PENALIZAÇÃO GRAVÍSSIMA [Desclassificação da etapa ou não participa da etapa
seguinte ou pagará um Stop and Go na primeira volta]
4.1 – Andar no sentido contrário da pista.
4.2 – Conduta antidesportiva, a critério do Diretor de Prova e da Admin.
4.3 – Discutir incidentes nas redes sociais(face, youtube, whats, etc…), no chat do jogo ou
qualquer outro lugar que não seja o determinado pela organização.
4.4 – Sair dos boxes com sinal vermelho.
4.5 – Não seguir determinações da organização do campeonato dadas no briefing.
4.6 – Retornar à pista causando acidente sem possibilidade de retorno do outro.
4.7 – Não deixar espaço para o colega na pista, em disputa, causando acidente sem
possibilidade de retorno do outro.
4.8 – Dividir curva espalhando em oponente causando acidente sem possibilidade de retorno
do outro.
Obs: Mesma observação do item 3.2.1.
4.9 – Reincidência de penalização gravíssima no campeonato o piloto está excluído da
competição.
Conduta antidesportiva ( Manobra premeditada com intuito de tirar concorrente da corrida )
Piloto poderá ser banido e ter sua assinatura cancelada do Simuladores Brasil Clube.
CASO OCORRA ALGUM INCIDENTE QUE NÃO ESTEJA PREVISTO NAS PUNIÇÕES ACIMA FICARÁ A CRITÉRIO DOS COMISSÁRIOS A PUNIÇÃO
BS 1 – O(s) piloto(s) retardatário deverá ceder ultrapassagem facilitando a mesma, qualquer tipo de briga pela posição será considerado como conduta antiesportiva.
OBS 2 – Todos os pilotos durante a aplicação da bandeira amarela, deverão REDOBRAR a ATENÇÃO para com carros parados na pista, uma colisão com algum veículo parado na pista sobre bandeira amarela, poderá ser considerado imprudência do piloto mais rápido.
DIREITOS DE IMAGEM E SOM
- Todas as corridas poderão ser transmitidas ao vivo ou gravadas
- Ao se inscrever, o piloto concorda com o uso de sua imagem/vídeo para divulgação
- Transmissão HD garantida em todas as etapas, salvo problemas técnicos
LE MANS ULTIMATE ACESSO ANTECIPADO
O Simulador está em desenvolvimento e caso futuros updates alterem alguma característica que impacte o formato do campeonato este regulamento poderá sofrer alterações
Em caso de bugs é de exclusiva responsabilidade da desenvolvedora e a organização do campeonato poderá adotar medidas para se adequar trazendo menor impacto possível para os participantes do campeonato e corrida especial.